Tive problemas com vírus nos computadores da escola, por isso, não enviamos nenhuma postagem.
Reiniciamos hoje, postando um projeto que está sendo desenvolvido na Escola, pela professora do 5º ano de escolaridade: Ires Basílio Sales.
Projeto: De namoro com meu livro
Público alvo: Alunos do 5º ano de escolaridade do turno vespertino
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivos:
• Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
• Aprender a fazer indicação literária
• Desenvolver o comportamento leitor
• Levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever.
• Desenvolver comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever, rever enquanto escreve, escolher uma entre várias possibilidades, rever após a escrita etc ;
• Conhecer a situação comunicativa (para quê escrever, para quem escrever , o quê e como escrever).
Tempo estimado: 6 meses
Materiais necessários: Livros de literatura, livro de ata, papel cartão vermelho, lápis, borracha, caneta, tesoura, cola, computador, internet.
Desenvolvimento
1ª etapa:
A professora e o pedagogo percebem a dificuldade dos alunos na leitura e na produção de textos e definem que será criado um projeto para sanar essas deficiências.
2ª etapa:
O professor deve sensibilizar os alunos sobre a importância da leitura e da escrita, para suas vidas; despertando neles o prazer pela leitura. Depois explicará o projeto e propor a atividade (leitura diária de um livro de literatura escolhido pelo professor por 15 minutos e a escrita do trecho que mais gostou. Após a leitura do livro devem fazer a indicação literária desse livro para os colegas de classe). Ao longo do ano essas indicações literárias e escritas das partes que mais chamaram sua atenção serão postados no blog da escola, para que seus colegas, pais, comunidade escolar, demais pessoas tenham acesso aos textos.
3ª etapa:
O professor seleciona os livros de literatura de acordo com a faixa etária da turma e assuntos que os interessam. Escolhe um livro para cada aluno, fazem a entrega do mesmo, explicam o que escreverão, como escreverão e definem os destinatários.
Dar aos alunos e os pais o endereço do blog da escola para conhecimento, acesso e para que façam comentários sobre as atividades dos alunos sem alterar o conteúdo.
4ª etapa:
Diariamente os alunos terão 15 minutos para a leitura do livro para depois fazerem o registro do trecho que achou mais interessante. Ao final da leitura desse livro, devem fazer a indicação literária para que seus colegas de classe, tenham interesse em ler o mesmo livro.
5ª etapa:
Semanalmente, a professora Ires apresentará o caderno a pedagoga, que fará a seleção das atividades que irão para o blog.
Avaliação:
A professora observará atentamente esse processo e fará o registro, ressaltando os avanços e dificuldades dos alunos.
Ao final da leitura do livro os alunos também farão uma auto-avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário